Ely Toscano Barbosa
Ely Toscano Barbosa
Morreu no domingo, em Brasília, o cardiologista gaúcho Ely Toscano Barbosa, aos 97 anos. A causa da morte não foi divulgada. Segundo o jornal Correio Braziliense, em setembro deste ano o médico sofreu com uma infecção bucal e precisou ser internado. Ele recebeu alta no dia 13 de outubro, mas no último sábado precisou ser entubado. Toscano faleceu durante a transferência para a UTI do Hospital DF Star.
Natural de Porto Alegre, onde conheceu e se casou com a ginecologista e obstetra Jurema Toscano Barbosa, o médico mudou-se para Brasília em 1959. Toscano foi um dos responsáveis pela fundação e estruturação das unidades de cardiologia do Instituto Hospital de Base e do Hospital das Forças Armadas, na capital federal.
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o cardiologista fez mestrado pelo Instituto Nacional de Cardiologia do México e doutorado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Durante o período em que morou no Exterior, tornou-se referência na área ao identificar o padrão eletrocardiográfico do defeito congênito do canal atrioventricular e identificar as alterações do campo elétrico como distúrbio de condução intraventricular.
Toscano teve trabalhos publicados em simpósios e em revistas estrangeiras, como o The American Journal of Cardiology. Ele também foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, nos anos de 1980 e 1981, e ocupava cadeira emérita na Academia de Medicina de Brasília.
Em entrevista ao jornal de Brasília, o sobrinho de Toscano, Luiz Chabalgoity, contou que ele estava aposentado havia anos, mas continuou atuando em uma clínica privada até sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), em 2017. Em 2021, o cardiologista também teve covid-19.
Em nota de pesar, divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Toscano foi apontado como um dos grandes nomes da cardiologia.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home